Dicas Fitness24/12/2018 (0)

Gordura abdominal: por que a barriga acumula gordura?

A gordura que, aos poucos, vai acumulando na região da barriga é perigosa. A gordura abdominal está intimamente ligada ao diabetes, doenças cardíacas e resistência à insulina. Isso pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e genética. Vamos conferir abaixo algumas razões pelas quais a região da barriga está propensa a acumular gordura:

Alterações hormonais

Os hormônios desempenham um papel importante na determinação da distribuição da gordura no corpo. Dessa forma, desequilíbrio hormonal pode levar ao aumento da fome, metabolismo lento e aumento dos níveis de estresse, levando ao acúmulo de gordura na barriga.

Genes

Se a obesidade corre em seus genes, você pode estar mais propenso a acumular gordura na região da barriga.

Estresse

O estresse pode aumentar o risco de acumular gordura na barriga através do aumento dos níveis de cortisol ou com o aumento do consumo de alimentos. Dessa maneira, procure praticar atividades relaxantes e fuja de situações estressantes.

Poucas horas de sono

A privação do sono aumenta a produção de hormônios do estresse no corpo, o que pode levar ao ganho de peso total. Em suma, procure dormir no mínimo 8 horas por noite.

Alimentos e bebidas açucarados

Alimentos e bebidas açucarados contêm grandes quantidades de conservantes e produtos artificiais, que contribuem para aumentar a gordura abdominal. Por exemplo: evite doces, sucos de caixinha e refrigerantes.

Álcool

O álcool é decomposto em açúcar no corpo e o excesso de açúcar é convertido em gordura. O excesso de açúcar pode causar obesidade abdominal. Desse modo, evitar o álcool contribui para manter sua barriga em boa forma.

Gorduras Trans

Gorduras trans são as gorduras insalubres encontradas em alimentos processados e fritos. Eles tendem a acumular gordura na região da barriga e retardar o metabolismo do organismo.

Sedentarismo

Um estilo de vida sedentário é a principal razão para o aumento da incidência de obesidade em todo o mundo. Desse modo, empregos em que se fica o dia inteiro sentado e seriados estão empurrando as pessoas cada vez mais para a obesidade e doenças relacionadas à obesidade.

Dietas de baixa proteína

Estar em uma dieta de baixa proteína também pode ser prejudicial quando se trata de perder gordura da barriga. As proteínas são os blocos de construção – desde o cabelo até os músculos e hormônios.  De fato, a falta de proteína em sua dieta pode levar a um alto estresse, aumento da toxicidade e metabolismo lento.

Menopausa

As mulheres que estão passando pela menopausa sofrem alterações hormonais. Com efeito, altos níveis de cortisol (ou o hormônio do estresse) podem ser responsáveis por ganho de gordura abdominal.

Sucos de caixinha

Sucos de frutas de caixinhas podem ser prejudiciais à sua barriga, pois contêm sabores artificiais, conservantes e açúcar. A alta quantidade de açúcar pode ser prejudicial para sua saúde em geral e deve ser evitada com o intuito de manter a saúde.

Dietas de baixa fibra

Dietas com baixo teor de fibras podem levar ao ganho de peso, especialmente na região da barriga. Alimentos com baixo teor de fibras incluem arroz branco, farinha e frutas descascadas.

Essas são algumas das principais razões pelas quais a gordura tende a se acumular na região da barriga. Esperamos que tenham gostado das dicas.





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