Dicas Fitness13/12/2017 (0)

As consequências da falta de atividade física no corpo

atividade física

É certo que a prática de exercícios físicos trazem muitos benefícios para o corpo e mente, nos ajudando a ter uma vida mais saudável. Por isso, é esperado que quando a atividade física é interrompida o corpo também sinta os efeitos negativos de não estarmos nos exercitando.

Quando estamos em uma rotina de treino e ficamos uma semana sem treinar, é possível sentir alguns desses efeitos quando voltamos. Os efeitos podem ou não ser sutis – depende muito da intensidade que o treino era realizado e se foi interrompido de maneira brusca ou se foi algo gradual. Saiba mais sobre as mudanças que podem acontecer com nosso corpo nessa ocasião.

Falta de fôlego

É fácil perceber que, quando estamos praticando exercícios regularmente, temos mais fôlego. É só ficar um tempo sem treinar que esse fôlego some e, para quem conseguia correr por horas na esteira, subir uma escada começa a parecer uma tarefa difícil.

Isso ocorre porque nosso coração, quando estamos nos exercitando, ganha performance cardiovascular, conseguindo bombear sangue de maneira mais eficiente para o corpo. Com isso, conseguimos absorver mais oxigênio e nos exercitar por mais tempo antes de ficarmos ofegantes.

Quando não estamos praticando atividades físicas, essa performance cardiovascular diminui. Com isso, a absorção de oxigênio piora e parece que ficamos mais cansados ao realizar tarefas simples.

Perda de músculos

Para fazermos atividades comuns do nosso dia a dia, o corpo retira energia da nossa alimentação, de reservas de gordura e também dos músculos. No entanto, quando estamos treinando, acontece a reposição desses músculos que são usados pelo corpo.

Por isso, é comum perder músculos ao interromper uma atividade física e essa reposição muscular não acontece. E essa perda muscular tem várias consequências: perda de força, queda no metabolismo e até uma maior suscetibilidade a lesões, principalmente nas articulações.

Aumento da gordura corporal

Durante uma rotina de exercícios físicos, nosso metabolismo acelera e sentimos mais fome. Porém, por nos acostumar a ingerir uma certa quantidade de comida enquanto estamos treinando, mesmo com o metabolismo mais lento, é muito comum parar de treinar e continuar se alimentando da mesma forma, na mesma quantidade. O resultado disso é um excesso de calorias que não são queimadas e que se transformam em gordura no corpo.

É importante saber o que acontece com o corpo humano quando as atividades são interrompidas para também não desanimar de praticar exercícios! Pode parecer difícil no começo, mas ao se habituar a uma rotina de atividades físicas, você irá sentir os benefícios. Seu corpo agradece!

 





Envie um Comentário








ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as novidades