Dicas Fitness17/05/2018 (3)

Diástase abdominal: saiba como reverter esse quadro

Você já ouviu falar em diástase abdominal? O nome pode parecer estranho, mas na verdade é uma doença relativamente comum em mulheres que deram à luz a bebês pesados ou que tiveram gestações múltiplas. Por isso, é também conhecida como diástase abdominal pós gravidez. Estima-se que 30% das mulheres gestantes sofrem com esse problema. Apesar de ser uma preocupação frequente entre as mulheres grávidas ou que querem engravidar, é possível se prevenir e até tratar uma diástase.

O que é diástase abdominal?

A diástase é o estiramento do músculo reto abdominal por um enfraquecimento da musculatura. Ocorre principalmente devido ao afastamento deste músculo para dar espaço para o bebê. Como consequência, as mulheres com diástase ficam com o meio de seu abdômen flácido, muitas vezes com uma protuberância. Os problemas não são meramente estéticos, a diástase também pode causar dores na lombar, nas pernas e problemas de postura.

Diástase abdominal tem cura?

Existe tratamento para a diástase abdominal e ele irá depender do grau da doença, medido de acordo com o espaçamento entre os músculos. Diástases leves, com até dois dedos de espaçamento, podem ser curadas com exercícios de fortalecimento muscular voltados para a região do abdômen. Existem cirurgias plásticas para quem sofre de diástases mais graves, no entanto, a maioria dos médicos indica que a cirurgia deve ser a última opção a ser considerada.

Prevenindo-se da diástase

É possível prevenir durante e depois da gestação para não desenvolver o tão temido estiramento. Exercícios de fortalecimento são indicados para a prevenção, além do controle do peso – gestantes que ganham muito peso durante a gravidez estão mais propensas a ter diástase abdominal. O uso da cinta modeladora também pode ser um aliado no pós-parto também para prevenir o aparecimento da diástase.

Seguindo todos esses cuidados será possível curtir sua gestação e seu bebê recém-nascido sem preocupações com o seu abdômen!



Comentários (3)

  1. Macboot says: • 18/05/2018

    Thanks a lot for the article post.Much thanks again. Fantastic.

  2. Katarzyna says: • 20/05/2018

    Muito Obrigado, Guilherme! interactive online math tutorials



Envie um Comentário








ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as novidades