Dicas Fitness07/05/2018 (2)

Descubra seu biotipo e saiba o que é melhor para seu corpo

Com a superexposição das musas fitness na internet, postando fotos de seus treinos e esbanjando corpos invejáveis no Instagram, nunca foi tão fácil desejar ter o corpo de outra pessoa. Se você tem um objetivo de modificar o seu corpo e usa fotos no Instagram dessas influenciadoras para buscar motivação, não há nada de errado nisso. No entanto, saiba que querer “ter” o corpo de outra pessoa pode gerar mais frustrações do que motivação. Entenda o porquê.

Biotipo: cada corpo é um corpo

É certo que muitos já ouviram algumas pessoas dizendo que não conseguem emagrecer, pois mesmo fazendo dieta e academia ficam com o físico mais próximo do forte do que do magro. O contrário também é relativamente comum: tem pessoas que, sem fazer dieta ou exercício físico, são naturalmente magras. O que explica essa variedade de corpos é o biotipo, e existem basicamente três tipos deles:

Ectomorfos

Esse é o biotipo é o conhecido como “magro de ruim”, essas pessoas geralmente se alimentam bem e podem não fazer nenhuma atividade física e não deixam de serem magros. O ganho de peso dessas pessoas é muito dificultado pelo metabolismo acelerado, e isso vale tanto para massa gorda (não conseguem engordar) como quanto para massa magra (também não conseguem ganhar músculos.

Mesomorfos

Os mesomorfos são pessoas que são naturalmente mais atléticas. O metabolismo moderado dessas pessoas faz com que o ganho de músculo seja facilitado, mas o ganho de gordura não. São os famosos “nem muito magros, nem muito gordos”.

Endomorfos

As pessoas do biotipo endomorfo costumam ter tendência de ganho de peso, por terem o metabolismo mais lento. É o biotipo das pessoas plus size, mas isso não quer dizer que todos os endomorfos são pessoas gordas – os endomorfos podem ser pessoas muito fortes e com pouca gordura corporal. Porém, uma pessoa que é endomorfa dificilmente terá a silhueta muito magra como os ectomorfos.

Saber o seu biotipo é importante não só para reduzir as frustrações de querer ter um corpo inatingível, mas também para saber montar seu treino e até mesmo uma dieta: pessoas ectomorfas devem fugir dos treinos aeróbicos e podem ter uma dieta com pouca restrição calórica, por terem um gasto energético elevado. Já os mesomorfos podem realizar treinos de longa duração, como maratonas e triathlon e sua dieta também não precisa ser tão restritiva. Para os endomorfos, o indicado é investir em medidas que acelerem o metabolismo: treinos aeróbicos e dietas com quantidade moderada de calorias, contendo preferivelmente mais proteínas (para o ganho de massa magra) do que carboidratos (que contribuem pro aumento de gordura). Portanto, não sofra querendo comparar seu corpo com o de outras pessoas e aproveite para tentar alcançar a melhor versão de si mesmo.

 

 

 



Comentários (2)

  1. kasiedasilva says: • 08/05/2018

    Maravilhosos! Muito obrigado!!diploma online

    • Cibele says: • 18/05/2018

      Bom dia!! Muito obrigada por escolher a CorpoBelo, estaremos sempre a disposição!!



Envie um Comentário








ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as novidades