Dicas Fitness08/02/2018 (0)

Corrida ou caminhada: qual é o exercício ideal para mim?

A prática de corrida é uma quase unanimidade entre as pessoas que estão querendo perder peso, já a caminhada é um exercício muito comum entre quem está iniciando nas atividades físicas. Ambos são muito fáceis de praticar: é só ter um bom par de tênis e disposição. No entanto, muitos ficam em dúvida sobre qual dos dois exercícios é melhor. Os amantes da corrida defendem que ela é o melhor exercício para perder peso e, em contrapartida, aqueles que gostam de caminhar gostam de dizer que caminhada é a prática mais saudável para o seu corpo. E ambos estão certos! Leia abaixo o porquê.

O que você está buscando?

O exercício físico “ideal” infelizmente não existe, mas é possível encontrar a opção mais adequada de acordo com o seu objetivo. Se você está buscando uma atividade mais intensa, com um gasto energético maior, a corrida possivelmente é uma opção melhor. No entanto, se a ideia é praticar um exercício de maneira constante para sair do sedentarismo e melhorar a saúde, a caminhada é uma ótima opção.

A corrida exige mais esforço dos nossos músculos e, por isso, é indicada para quem quer um resultado um pouco mais rápido. Para quem tem alguma limitação física, a caminhada é um ótimo exercício para começar a se exercitar.

O que emagrece mais?

Aqui está a pegadinha: ambos podem emagrecer de maneira equivalente, depende de como a atividade é praticada. Se você comparar um corredor que correu 40 minutos com uma pessoa que caminhou por 40 minutos, o corredor teve um gasto energético maior. Então, com essa prática a longo prazo, o corredor irá emagrecer mais do que a pessoa que está praticando caminhada.

No entanto, se em vez de contarmos o exercício por tempo colocarmos ambos para percorrerem a mesma distância, o gasto energético será muito próximo. Portanto, caminhar também pode emagrecer tanto quanto correr.

Alternar corrida e caminhada

Em vez de escolher entre um ou outro exercício, pratique os dois: a prática de corrida intercalada com caminhada é uma ótima opção! Para quem quer emagrecer, estudos comprovam que o treino intercalado traz maiores resultados do que um treino com velocidade constante do começo ao fim. Além disso, para quem está começando a correr, fazer intervalos de caminhada entre as corridas é uma boa estratégia para ir aumentando a resistência aos poucos.

Lembre-se que o ideal é sempre procurar um educador físico para montar o treino ideal de acordo com o seu corpo e seus objetivos. E também se lembre que, para o emagrecimento, os exercícios físicos precisam ser acompanhados de uma alimentação saudável e balanceada. Praticando corrida, caminhada ou ambos, você estará contribuindo para melhorar sua saúde e sua qualidade de vida.





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